sexta-feira, 24 de julho de 2009

Preve-se Portugal + pobre e envelhecido


"Estatística mostra que Portugal regista níveis de crescimento demográfico cada vez menores.
A população residente em Portugal continua a aumentar, mas a um ritmo demasiado brando para evitar que a médio prazo o país fique mais pobre e envelhecido. A crise e o desemprego afectaram o fluxo migratório que antes fazia crescer o Norte.
De acordo com os dados ontem divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao ano de 2008, o aumento da população nacional é cada vez mais reduzido, tendo o país somado pouco mais de nove mil pessoas. O saldo migratório, que até aqui ajudava a equilibrar o défice de fecundidade, sofreu também um revés. Com a actual conjuntura económica, os imigrantes começam a abandonar Portugal. E a taxa de natalidade está muito longe de ser satisfatória. (...)
O crescimento de população em idade activa será praticamente impossível nas próximas duas décadas. "Houve um declínio da natalidade e isso é irreversível. Mesmo que agora houvesse um boom de fecundidade, só iria ter reflexos daqui a 20 anos." A outra variável que poderia influenciar positivamente a demografia é a imigração. "Mas isso só poderá acontecer quando houver um reequilíbrio financeiro, que ninguém sabe quando acontecerá". Aliás, sublinha, "é justamente o fluxo migratório que sempre serviu de balão de ar ao Norte que agora, devido ao desemprego, alterou a evoluçaõ do seu crescimento".
Crise e demografia são indissociáveis. "A demografia tem consequências na produção de riqueza. Se a crise não estancar, não teremos pessoas em idade para criar. Não sei que país poderemos esperar", conclui Dulce Pimentel. "
Fonte:JN,24.07.09, escrito por Helena Teixeira da Silva
Esta situação é susceptível de modificação? Sim,claro que sim! Muitos países têm-no conseguido através de políticas promotoras de emprego, promotoras da família e natalidade, respeitando a dignidade do ser humano desde a concepção à morte natural.
Espero que o Estado tome uma atitude para que esta noticía seja reversível.
É URGENTE a actuação de Assistente Sociais profissionais para promover a Mudança Social!!!
É importante um Portugal melhor, com mais oportunidades de inserção profissional, e inserção social dos grupos de risco!
Telma Martinho

Sem comentários:

Enviar um comentário